Sem categoria

Resenha – Mitologia Nórdica

Fala galera, tudo bom com vocês?

Estivemos um tempo parado por motivos pessoais, principalmente por conta das nossas faculdades que acabam tomando muito o nosso tempo. A Déborah ainda tem mais tempo para ler e fazer as resenhas do Blog, enquanto eu vou procrastinando as leituras por falta de tempo mesmo (Estágio + Monografia + Trabalho = EU mesmo sem tempo). Mas enfim, aos poucos vamos voltando a postar com mais frequência.

A resenha de hoje é do livro Mitologia Nórdica do nosso querido e amado escrito meio louco as vezes, sim, as vezes apenas… (risos) Neil Gaiman


MitologiaNordica_GLivro: Mitologia Nórdia
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 288
Gênero: Ficção
Editora: Intrínseca
Nota: 🍦🍦🍦🍦🍦

Sinopse – Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos? Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor. Depois de servirem de inspiração para clássicos como Deuses americanos e Sandman, Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos. Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra.

Fascinado por essa mitologia desde a infância, o autor compôs uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e mostra a relação conturbada entre deuses, gigantes e anões, indo até o Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo. Às vezes intensos e sombrios, outras vezes divertidos e heroicos, os contos retratam tempos longínquos em que os feitos dos deuses eram contados ao redor da fogueira em noites frias e estreladas.

Mitologia nórdica é o livro perfeito para quem quer descobrir mais sobre a mitologia escandinava e também para aqueles que desejam desvelar novas facetas dessas histórias.


Como começar a resenha deste livro… Fica meio difícil fazer uma resenha detalhista, até por que a resenha ficaria extremamente grande e com certeza algum detalhe seria dito e acabaria por estragar a leitura de quem fosse ler o livro. Essa obra nos traz 15 contos (de sua própria autoria) do nosso grandioso gênio escrito Neil Gaiman, nos mostrando toda a riqueza da cultura nórdica.

Como sempre, ao falarmos de mitologia nórdica, pelo menos na minha cabeça, já me vem três personagens principais, e que de fato são os principais citados no livro – Odin, Thor e Loki. Odin pai de Thor e Loki.

“Loki, aquele que foi feito irmão de Odin por um juramento de sangue, Loki, o filho de um gigante que vive em Asgard junto aos Aesir.” Pg. 19

thor_odin_loki_by_tonyperna-d293ohaOdin – É o mais poderoso e o mais velho dos deuses. Conhece muitos segredos. Abriu mão de seus olhos em troca de sabedoria. E foi além: por poder e pelo conhecimento da magia das runas, sacrificou a si mesmo.

Thor – Filho de odin, é o forjador de trovões. Ele é o bem direto e franco, ao contrário do pai, que é ardiloso, é amigável e carismático, enquanto o pai é rancoroso. Thor é grande, tem barba ruiva, é forte. De longe o mais forte dos deuses. Sua força é ampliada pelo seu cinturão. Megingjord: sempre que o usa, a força de Thor dobra.

Loki – É muito bonito. Ele é sensato, convincente, simpático e, de longe, o mais perspicaz, sutil e astuto de todos os habitantes de Asgard. É uma pena que tamanha escuridão em seu âmago: tanta raiva, tanta inveja, tanta cobiça.

Os contos vão desde o Gênesis – Criação – até o apocalipse da  mitologia nórdica, que é o fim dos deuses. Vamos a uma lista sobre o que se trata cada um dos 15 contos escritos por Gaiman.

1° Conto – Gênesis – A criação;

2° Conto – Yggdrasill, a árvore do Mundo que cresce e conecta-se entre os nove mundos;

3° Conto – Sobre Odin e sua busca incansável por sabedoria;

4° Conto – Como foi feito o martelo de Thor;

5° Conto – A astucia de Loki e suas várias faces;

6° Conto – Os filhos de Loki;

7° Conto – O casamento da deusa Freya;

8° Conto – A criação da poesia no mundo;

9° Conto – A bravura de Thor;

10° Conto – A obtenção da imortalidade dos Deuses e o preço a se pagar;

11° Conto – O alto custo do amor;

12° Conto – Vi cios, até onde os deuses são capazes de ir para conseguir seus desejos;

13° Conto – A morte do mais belo dos deuses;

14° Conto – Vingança que se alastra até mesmo nos corações mais tranquilos;

15° Conto – Ragnarok, o fim dos deuses – O apocalipse.

611ebf2fc3ee6007f6acaf0ffc9042c0
Yggdrasill, a árvore do Mundo que cresce e conecta-se entre os nove mundos.

Todos os contos são extremamente detalhistas, e nos mostram como o autor é inteligente ao ponto de criar esses contos. Os contos são pequenos, mas ricos em detalhes. A leitura segue de forma leve e rápida. Estamos falando de Neil Gaiman né gente, não poderíamos esperar algo que não fosse do Brilhante ao sensacional. Se eu recomendo a leitura? SIM, CLARO OU COM CERTEZA? Vocês tem que ler esse livro ❤


Então é isso pessoal, não tinha como falar mais coisas sobre cada conto, se não já sabem né, ia findar escapando alguma palavra ou frase que acabaria por estragar a leitura de vocês, caso vocês decidam ler esta obra magnífica. Beijos e abraços, e até o próximo post.

Junior Cunha

Anúncios

Um comentário em “Resenha – Mitologia Nórdica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s