Sem categoria

Semana Especial Rick Riordan – Mitologias

Fala galera tudo bem com vocês?

Vamos dar continuidade a nossa semana Rick Riordan? hoje vou falar um pouco sobre as mitologias que estão no plano de fundo e espinha dorsal das suas histórias. Vou falar mais da Greco-romana e da Egípcia visto que ainda não li Magnus Chase e não sei muito da nórdica (snif, snif). Rick Riordan com formação em Inglês e História foi espremido por seu filho para contar todas as histórias sobre mitologia grega que conhecia e enfim quando estas se esgotaram, começou a inventar histórias que envolviam um adolescente com dislexia e deficit de atenção (dos quais seu filho tinha sido diagnosticado) vivendo a mitologia grega nos tempos atuais. Rick Riordan foi convencido pelo filho a publicar as histórias e assim seremos eternamente gratos ao Haley (rsrsrsrsrs).

Mitologia Greco-Romana

Mitologia Grega foi a primeira sobre a qual o autor escreveu, Percy Jackson foi inspirado em seu filho Haley que tinha Deficit de Atenção, Hiperatividade e Dislexia, Rick Riordan transformou essas características de seu filho em características fundamentais de semideuses, pessoas que tem como pai/mãe um(a) deus(a) grega e um mortal. A dislexia sendo que o cérebro semideus é programado para o grego antigo e o deficit de atenção e hiperatividade sendo de muito utilidade em uma luta, sendo a diferença entre a vida e a morte.

A civilização grega teve e tem muito impacto na história da humanidade, ainda hoje considerada o berço da civilização, uma civilização tão poderosa não poderia morrer tão facilmente, logo, nas histórias de Rick Riordan a civilização grega apenas mudou de lugar de acordo a história, passando por roma, onde os deuses tiveram seus aspectos gregos alterados com a cultura romana tornando-se mais agressivos, focados em guerras, estratégias e em ganhar. Atualmente a civilização grega está presente nos Estados Unidos da América, o país com maior influência incontestavelmente, o monte Olimpo se localiza agora no alto do Empire state Building e vários pontos conhecidos o autor coloca uma relação com a mitologia grega.

Os deuses fazendo jus a mitologia, são poderosos e possuem características humanas muito presentes em sua personalidade, ciúmes, raiva, amor e sobretudo orgulho. Os deuses sempre precisam dos semideuses para resolverem seus problemas e lidarem com seus inimigos, além de não serem muito fraternais com os semideuses, afinal quando se vive para sempre é difícil dar atenção a pessoas que vivem no máximo 90 e poucos anos. A mitologia grega foi um pouco modificada com sua passagem por roma e quando passou para a América essa parte deles não foram abandonadas foram incorporadas.

Mitologia Egípcia

Em As Crônicas dos Kane, Rick Riordan demonstra mais uma vez sua arte da escrita ao relacionar mitologia egípcia com os dias atuais e ainda concomitantes as grega e romanas. Com a mitologia egípcia Rick não explora os deuses enquanto familiares dos mortais, eles não são os pais dos Kane, eles incorporam neles, os possuem, compartilham o corpo e a mente deles, sendo de grande ajuda em uma batalha podendo encarnar em avatares gigantes, comumente dos animais símbolos desses deuses. Na mitologia egípcia há várias versões da história da família principal, quem é irmão de quem ou cônjuge depende da versão. Riordan escolheu uma versão onde há casais, dando assim mais emoção a história, amor e ódio que andam bem relacionados dando uma boa trama a história.

Antigos inimigos e batalhas são reencarnadas e a história mais uma vez se repete. Rick Riordan nos apresenta personagens conhecidos e outros nem tanto assim, valoriza a mitologia egípcia com a presença constante de hieroglifos que era a principal escrita da época, ritos funerários, principais histórias e características.A mitologia Egípcia ao contrário da grega está realmente espalhada por todo lugar, exceto lugares onde há a mitologia grega é forte, há os Nomos considerados QG’s em várias partes do mundo que se propõem a orientar pessoas que tenham afinidades com a mitologia e pretendem seguir o caminho de determinado deus, aprender, saber, ensinar e praticar.

Rick Riordan utiliza mitologias em suas histórias o que foi uma grande sacada visto que une amor, ódio, aventura, ação, adolescentes, magia, misticidade, mundo atual e assim atrair a grande massa adolescente para suas histórias e até mesmo o mundo adulto, as mitologias são muito difundidas e diluídas no mundo atual, em filmes, desenhos e livros como: A Múmia, Os Vingadores, Thor, Hércules, Xena a princesa guerreira, Cavaleiros do Zodíaco etc. Em Magnus Chase Rick Riordan trabalha com a mitologia Nórdica onde declarou em entrevista que foi a primeira a ter contato por influência a das histórias de Tolkien que ele amou, e por conta disso o recomendaram a mitologia nórdica, o mundo antigo pelo qual se encantou primeiro. Eu particularmente sou apaixonada incondicionalmente pela mitologia Grega.

Bom galera é isso ai, espero que estejam curtindo a semana especial Rick Riordan, pena que tá acabando 😥 vocês tem sugestão de alguma semana especial de autor, livro, saga? comenta ai para a gente saber. Vocês tem mais afinidade com qual mitologia?

Déborah Regina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s