Sem categoria

Resenha – As Provações de Apolo

Fala galera, tudo bom com vocês?

CAPA_OraculoOculto_WEBLivro: As provações de Apolo
Autor: Rick Riordan
Páginas: 320
Gênero: Ficção
Editora: Intrínseca
Nota: 🍦🍦🍦🍦🍦

Sinopse – Como você pune um deus imortal? Transformando-o em humano, claro! Depois de despertar a fúria de Zeus por causa da guerra com Gaia, Apolo é expulso do Olimpo e vai parar na Terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em um beco sujo de Nova York. Fraco e desorientado, ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente mortal com cabelo encaracolado, espinhas e sem abdome tanquinho. Sem seus poderes, a divindade de quatro mil anos terá que descobrir como sobreviver no mundo moderno e o que fazer para cair novamente nas graças de Zeus.

O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão.


Para quem leu a saga Heróis do Olimpo vimos que o deus Apolo foi responsabilizado por umas coisinhas básicas que para variar quase destruíram o mundo. Se ele de fato deve levar a culpa é algo que alguns (leitores e deuses) duvidam, mas quem vai questionar Zeus não é? Zeus acha que ele é culpado então deve ser punido e como se pune um deus todo poderoso? Transforma-o em mortal.

13680886_10154567557810579_9162199688522963316_n

Apolo foi jogado na terra sem poderes, dignidade (porque ele tinha que cair em uma lixeira?) e sua bela aparência. Ele agora é Lester Papadopoulos um adolescente com espinhas e sem barriga tanquinho, ah e claro sem poderes. Apolo toma uma bela surra de dois meninos de rua é salvo por Meg, uma semideusa de origem desconhecida. Apolo já foi mortal outras duas vezes, logo ele sabe o que fazer:

“Normalmente, Zeus exige que eu trabalhe como escravo para algum semideus importante. (…) Faço as tarefas que meu novo mestre exigir por alguns anos. Desde que eu me comporte, recebo permissão para voltar ao Olimpo. (p. 27)”

Meg convoca os serviços de Apolo e juntos vão a busca de alguém para situar Apolo no que está acontecendo. Quem será? Quem resolve os problemas dos deuses? Tcharam ele mesmo: Percy Jackson! Mas, desta vez Percy não poderá ser o herói da história, mas promete leva-los ao acampamento meio-sangue:

“Perdi boa parte do meu segundo ano na escola por causa da guerra com Gaia. Passei o outono inteiro tentando recuperar as matérias atrasadas. Se eu quiser ir para a faculdade com Annabeth no outono que vem, tenho que ficar longe de problemas e conseguir meu diploma. (p. 43)”.

Apolo está com uma falha de memória, aparentemente ele passou seis meses em órbita e sua mente está um pouco confusa, seu arqui-inimigo a poderosa Piton está de volta e retomou o oráculo de Delfos, sem oráculo, não há profecias, sem profecias não há missões para semideuses, inclusive alguma missão para salvar o oráculo. Apolo terá muito o que fazer, sumiços aconteceram no acampamento, as comunicações estão falhas desde telefone às famosas mensagens de íris, o que está acontecendo? E qual o papel de Apolo nisso tudo?

13620287_10154543309485579_4284374352600846226_n

Rick Riordan nos traz o mundo dos semideuses novamente, com uma narrativa do ponto de vista de Apolo, podemos perceber o quanto a divindade sobe à cabeça de uma pessoa. Apolo é convencido, quer ser adorado e amado sem nem levantar um dedo, e nesta jornada podemos perceber o quanto a convivência com semideuses incluindo seus filhos pode mudar seu modo de pensar, ou pelo menos parte dele. Descobrimos o que aconteceu após Sangue do Olimpo com alguns semideuses que já conhecemos e passamos a ter contatos com outros.

As Provações de Apolo vem com a linguagem simples e irreverente que são características do nosso querido tio Rick Riordan, com ação, com aventura, com risadas e reflexões. Sou suspeita para falar, mas super recomendo a leitura, ainda mais para quem é fã da história de Percy Jackson e se encanta com o mundo criado pelo autor que insere mitologia grega nos dias atuais.

Déborah Regina

Anúncios

3 comentários em “Resenha – As Provações de Apolo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s