Sem categoria

Resenha – Todos os envolvidos

Fala galera, tudo bom com vocês?

O post de hoje é a resenha do livro Todos os envolvidos, do autor Ryan Gattis, lançado pela editora Intrínseca no mês de março. Então vamos a resenha.

todosenvolvidosgrandeLivro: Todos os envolvidos
Autor: Ryan Gattis
Páginas: 384
Gênero: Ficção
Editora: Intrínseca
Nota: 🍦🍦🍦🍦🍦

Sinopse – Na tarde de 29 de abril de 1992, um júri absolveu três policiais brancos do Departamento de Polícia de Los Angeles acusados de usarem força excessiva para controlar um civil negro chamado Rodney King. Menos de duas horas depois, a cidade explodiu em violência, e o caos durou seis dias. Em aproximadamente 121 horas, sessenta pessoas morreram. Mas muitas mortes não foram contabilizadas: fora da zona principal de protestos, algumas gangues se aproveitaram dos tumultos para acertar as próprias contas.

Inspirado nesse momento e narrado do ponto de vista de dezessete personagens, o romance de Ryan Gattis apaga as fronteiras entre vítimas e criminosos e transforma a história dos protestos em uma vívida e eletrizante obra de ficção. Uma narrativa ambiciosa e arrebatadora, um épico sobre crime e oportunismo, vingança e lealdade.


rodney-king

“Na noite do dia 3 de março de 1991, Rodney King, de 25 anos, conduzia seu carro por Los Angeles em alta velocidade junto a dois amigos após ingerir bebidas alcoólicas. Ao perceber o fato, a polícia da cidade iniciou uma perseguição para deter o veículo de King, que estava em liberdade condicional por roubo. Quando os agentes conseguiram parar o carro em Lake View Terrace, no Vale de San Fernando, King saiu do veículo e levou uma surra com chutes, golpes de cassetete e armas de choque elétrico dos policiais enquanto estava no chão e indefeso. Os relatórios médicos posteriores detalharam que King sofreu nove ferimentos na cabeça, uma fratura no tornozelo, lesões por todo o corpo e um olho roxo, além de possíveis danos na visão e no cérebro.”


A narrativa se passa por um período meio tenso em Los angeles. É uma época de grande segregação racial nos EUA. Tudo começa com absolvição de três policiais brancos do Departamento de Polícia de Los Angeles acusados de usarem força excessiva para controlar um civil negro chamado Rodney King (Como mostra foto e texto acima). A partir desse fato, uma série de atentados começaram a acontecer na cidade Los angeles, durante o período de 6 dias.

infografico_TodosEnvolvidos-1024x1024

Neste período onde o caos está generalizado, vamos se aprofundar na vida de 17 personagens que tem suas historias de certa forma conectadas direta e indiretamente ao longo da narrativa. O autor logo de cara já nos apresenta o acontecimento com o personagem chave que desencadeia de certa forma os acontecimentos a seguir na trama.

Ernesto Vera, homem, trabalhador, não tinha nenhum envolvimento com crimes, gangues ou algo do tipo, é brutalmente assassinado enquanto voltava pra casa, a pé. Andando depressa por estar em um bairro de certa forma perigoso, é parado por um carro com três caras dentro, que perguntam se ele conhecia um tal de Lil Mosco – Quando Ernesto escuta o apelido do irmão sair da boca daquele individuo, dá meia volta e começa a correr, mas, como passou o dia no trabalho pesado, não tem forças suficientes para correr, e é pego. A partir daí, é espancado, amarrado na traseira do carro e arrastado no asfalto. Sim, é uma cena bem pesada de se imaginar e ler logo no inicio de um livro, mas é isso que o autor quer mostrar logo de inicio, que o livro vai ser uma série de atentados, violências e coisas do tipo.Ao saber da morte do irmão, Lupe vera, fica possessa e sai em busca de vingança, o que desencadeia o envolvimentos dos outros personagens a seguir.

12920302_10154314650445579_5513222062965423776_n

O autor nos mostra nessa obra, a intensa segregação racial que os estados unidos passou em uma época passada, mas que até hoje ainda é possível se ver em alguns estados no país, essa forte discriminação e preconceito racial contra negros e mestiços. O livro aborda justamente esse fato de que a policia branca, não está nenhum pouco preocupada com o cidadão norte americano negro, tanto é que fica claro logo de inicio, o fato de que policias agrediram um sujeito negro e foram absolvidos.

O que me faz lembrar recentemente que a cantora e compositora Beyoncé, usou a letra da música e o clipe de Formation, para atentar a esse fato que perdura até os dias de hoje. Na música ela critica o fato de que várias pessoas negras foram mortas e que esses casos ficavam sem solução por parte da policia dos EUA.

12987198_10154337082815579_4478091190666693254_n


Então é isso pessoal, espero que tenham gostado da resenha de hoje, o livro é uma obra sensacional, que te prende do inicio ao fim. O autor nos mostra o quão caótico foi esse momento em Los Angeles, e o que de fato findou-se acontecendo no final. Até o próximo post.

Junior Cunha

 

Anúncios

Um comentário em “Resenha – Todos os envolvidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s