Sem categoria

Resenha – Temporada de Acidentes

13001137_10154336550715579_3673097678935318650_n

Uooooooooooooooooool, quem é vivo sempre aparece não é mesmo?

Então, voltamos seus lindos. Estávamos a semanas sem postar e nem produzir conteúdo para o Blog. Mas, como sempre, temos uma explicação rsrs. Fim de período na faculdade. Daí vocês já tiram como estava o nosso tempo. Provas em cima de provas, trabalhos, artigos… enfim, muita coisa pra dar conta. Mas agora voltamos, e voltamos com tudo.

tumblr_o25bfuBVmi1uqity9o1_500

O post de hoje é a resenha do livro Temporada de acidentes, da autora Moïra Fowley-Doyle. Livro lançado em março pela editora Intrínseca, e nós trazemos a resenha dele agora para vocês.


temporadadeacidentegrande

Livro: Temporada de acidentes
Autor: Moïra Fowley-Doyle
Páginas: 256
Gênero: Ficção
Editora: Intrínseca
Nota: 🍦🍦🍦🍦


Sinopse – 
Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram.  A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores.

No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por quê, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que eles não conseguem se livrar desse mal?

Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.


“É a temporada de acidentes: acontece todos os anos na mesma época. um período em que ossos quebrados, cortes, hematomas são frequentes.” (p. 15).

12938142_10154303545720579_1966411683556326634_n

Todo ano, no mês de outubro, Melanie desliga o gás do fogão, esconde a chaleira, cobre a mesa com plástico bolha, reveste todas as quinas da casa e obriga os filhos Alice, Cara e Sam a usarem duas mudas de roupas (luvas, calças, blusas, gorros). O mês de outubro é a época da temporada de acidentes, um mês inteiro onde todo mundo da família se machuca de uma forma ou de outra, arranhões, quedas, atropelamentos, uma batida em uma quina, um torção de tornozelo, ossos costumam se quebrar e o mais perigoso: em temporadas passadas, pessoas morreram.

“Meu Avô tinha ido para o céu, e era perigoso brincar lá fora” (p.45)

O Livro já começa com um mistério: Elsie aparece em todas as fotos de Cara, mesmo não sendo mais amigas, mesmo não se falando mais, mesmo com todos os laços cortados, até nas viagens para fora do país Elsie está nas fotos. Como é possível? Nesta busca para descobrir essa “perseguição” de Elsie, Cara conta com seu irmão postiço Sam e sua melhor amiga Bea uma adolescente, esotérica que sempre está acompanhada de suas cartas de tarô. Durante a procura por Elsie que não possui nenhum amigo ou familiar, que é tão tímida que nem é notada pelos professores, que misteriosamente parou de ir pra aula, acompanhamos a temporada de acidentes que está a pleno vapor, machucados de leves a graves são frequentes na família, sendo uma época de apreensão.

13332815_10154448786750579_4779077618085991748_n

Com capítulos de Flashback a autora nos mostra como as crianças encaravam a temporada de acidentes, e como elas encaram agora. Mas, afinal, porque existe a temporada de acidentes? Porque só a família de Cara é afetada? Alice tem uma visão Cética, Melanie tem medo só em mencionar essa época, Sam é cauteloso, Cara prefere não discutir. Mas essa temporada é diferente, todos tem seus segredos.

“- Vai ser uma das piores.

Ela vira uma das cartas para mim, e vejo a imagem de uma pessoa deitada numa cama e sendo ferida com espadas.” (p.17)

Neste Romance de estreia Moïra nos apresenta uma narrativa instigante, com um toque de humor, misteriosa, com personagens que vão além do superficial, nem tudo é o que aparenta. Algumas partes parecem às histórias fantasiosas que nem nos meus melhores sonhos eu conseguiria escrever. Gostei do livro, mas vou ler de novo, para ver se entendi certo algumas coisas. Recomendo, é uma leitura interessante, fluida, tem 256 páginas, li em um dia e meio, a curiosidade de chegar ao final (ou inicio de tudo) é fascinante.

13076535_10154375319945579_6060915489884529167_n

Déborah Regina

Anúncios

6 comentários em “Resenha – Temporada de Acidentes

  1. Oiiiii,acabei de ler esse livro nesse exato momento, ameeei,e depois de acabar e ficar uns 15 minutos encarando a página, corri pra internet por que preciiiiso saber se eu entendi tudo PELOAMORDEDEUS, me diz o que você entendeu??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s