Sem categoria

Resenha – Para todos os garotos que já amei

Fala galera, tudo bom com vocês?

Sabe aqueles livros fofos e maravilhosos que começamos a ler e não conseguimos largar até terminar? Pois é, foi isso que aconteceu enquanto eu lia Para todos os garotos que já amei – Jenny Han. A autora é simplesmente fantástica em criar uma história tão boa e envolvente. Recentemente rolou sorteio dos livros dela aqui no Blog. Já to com o segundo livro aqui, e essa semana também vai sair resenha dele.

grandeparatodosLivro: Para todos os garotos que já amei
Autor: Jenny Han
Páginas: 320
Gênero: Jovem adulto
Editora: Intrínseca
Nota: 🍦🍦🍦🍦🍦

Sinopse –  Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou – cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.


12656512_1086450648065799_1168315048_oLara Jean é a irmã do meio de três irmãs, e não se parece nem um pouco com a irmã mais velha, Margot, que é muito independente. Nem tão pouco parecida com a irmã mais nova, Kitty, que é muito determinada. Lara pensa não ter nada de especial,sendo apenas Lara Jean, uma garota insegura e recatada.

As três irmãs Song, como elas costumavam ser chamadas pela mãe, perderam a figura materna ainda quando Kitty era pequena, devido a um acidente em casa. A partir desse dia, as irmãs tiveram que ter responsabilidades desde muito cedo. Margot por ser a mais velha, cuidava e orientava as irmãs mais novas nos afazeres de casa. O pai das garotas, passa o dia fora de casa trabalhando, então as irmãs song, cuidavam da casa e também dele, para que ele não se preocupasse com nada.

Mas a vida das irmãs song esta prestes a mudar, quando Margot resolve ir fazer faculdade na Escócia, deixando toda a responsabilidade de cuidar de casa, da kitt e do pai, em cima de Lara Jean. Tudo parece desmoronar de uma hora pra outra, afinal, Lara Jean terá que assumir todas as responsabilidades de casa, e ainda terá que se preocupar com as aulas que estão perto de começar, e isso a preocupa muito, já que ela não consegue se ver sem os cuidados da irmã.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Lara Jean é o tipo de garota que aprisiona sentimentos dentro de si, e não tem coragem suficiente para demonstrar isso para quem quer que seja. Tanto é que, ela já amou 5 garotos durante toda sua vida, mas foi aquele amor para si mesmo, ela nunca teve coragem de dizer nada para nenhum deles, a forma como ela expressa esse amor é escrevendo cartas, isso mesmo, cartas. Ela escreve aquele sentimento sobre cada garoto que já amou, e depois guarda as cartas dentro de uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe, quando era pequena.

– É para o que você considera especial – disse ela. – Você pode guardar todas as suas coisas mais preciosas, favoritas e mais secretas aqui.
– Como o quê?
– O que couber dentro. O que você quiser guardar só para você. – Pág. 314

Em um belo dia, Lara Jean descobre dá pior maneira que, sua caixa azul-petróleo onde guardava as cartas, tinha sumido do seu quarto. Como ela descobre isso… Um dos garotos que ela já amou, recebeu a carta que ela tinha escrito sobre ele, por correios, e foi atrás de tirar satisfação com ela. É quando cai a ficha que todas as 5 cartas que ela escreveu sobre os 5 garotos que já amou, foram misteriosamente enviadas para cada um deles, por alguém. E é ai que a vida de Lara Jean começa a mudar drasticamente.

“Não são cartas de amor no sentido mais estrito da palavra. Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir. Posso tomar o café da manhã sem me preocupar se ele também gosta de banana com cereal; posso cantar músicas românticas sem estar cantando para ele. Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.” – Pág. 7

O livro aborda essa mudança de vida que a personagem Lara Jean sofre na sua vida. Fala da responsabilidade e amadurecimento que temos que ter com o passar dos anos, já que vamos crescendo e aprendendo sobre como a vida realmente é. A autora trata isso de uma forma muito simples e prática. É como se estivéssemos lendo um diário de vida, já que todos nós já passamos ou passaremos por essa fase da vida de descobrimento, de amadurecimento e de aprender a ter responsabilidade.

Até a próxima pessoal, Beijos… E leiam esse livro pelo amor de Deus ❤

Junior Cunha

Anúncios

8 comentários em “Resenha – Para todos os garotos que já amei

  1. Nossa, esse trecho da página 7 foi muito eu o.o Que medo. Sou desse mesmo jeito, depois que escrevo, paro de ficar pensando constantemente no assunto. A diferença é que mando direto pra pessoa kkkkkkkkk
    Adorei o enredo do livro, mais um pra lista 😀

    Curtido por 1 pessoa

  2. kkkkkk É que sempre falei tudo pro meu ex namorado, fosse coisas com os outros, ou com ele mesmo, e quando nós terminamos continuei falando pra ele, mas ai não mais pessoalmente, mas por inbox e tal…

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ai, já te falei que quero muito ler este livro né. Ainda bem que não escrevo cartas até porque ia ser só uma mesmo…. música de choro, por favor!!!!! Mas este livro me parece tão comigo que eu quero ler de uma vez, mas ainda está na lista de leitura!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Hahaha já falou sim :p – Se eu fosse escrever carta para todos os meus crushs… ai meu Deus, haja papel de carta kkkkk (Sou do tipo que se apaixona pela pessoa no ônibus, ai ela desce, e acaba com meus sentimentos kkkkkkk) – Compre e leia logo mana, eu amei ambos os livros. Beijoooooos ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s