Sem categoria

Resenha – O alquimista

Fala galera, tudo bom com vocês?

Recentemente a editora sextante relançou o livro O alquimista – Paulo Coelho, em uma nova edição que está sensacional. O livro é um clássico traduzido para várias línguas, com mais de 65 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Paulo Coelho já se estabeleceu como um clássico moderno, atemporal e universal, que segue fascinando públicos cada vez maiores, de diferentes gerações. E hoje eu trago para vocês a resenha desse livro que sem dúvidas alguma é um clássico da nossa literatura.


Alquimista_EdComemorativa_11mm.indd

Livro: O Alquimista
Autor: Paulo Coelho
Páginas: 176
Gênero: Literatura Nacional/Romance
Editora: Sextante
Nota: 🍦🍦🍦🍦🍦

Capa do livro relançado em novembro de 2015 em nova edição.

Sinopse – O jovem pastor Santiago tem um sonho que se repete. O sonho fala de um tesouro oculto, guardado perto das Pirâmides do Egito. Decidido a seguir seu sonho, o rapaz se depara com os grandes mistérios que acompanham a raça humana desde a sua criação; o Amor, os sinais de Deus, o sonho que cada um de nós precisa seguir na vida.
A peregrinação de Santiago, narrada pelo escritor Paulo Coelho em O alquimista transformou-se num dos maiores fenômenos literários. Caminhando em uma caravana pelo deserto do Saara, ele entra em contato com pessoas e presságios que lhe indicam o caminho a seguir. Entre eles, um misterioso personagem – um Alquimista. É quem irá ensiná-lo a penetrar na Alma do Mundo, e a receber todas as pistas necessárias para chegar até o tesouro.


Um sonho recorrente incomoda o protagonista da estória, que se chama Santiago. Ele consulta uma cigana que o incita a buscar seus sonhos, seja onde quer que eles estejam. Ele então deixa tudo e sai numa jornada que também é de autoconhecimento, passando por muitas lutas, dificuldades e privações. No caminho encontra pessoas surpreendentes, as ajuda, é ajudado, corre riscos variados, tudo porque acredita que estar no caminho certo em destino ao sonho que o motivou. É roubado, passa por lugares incríveis, conhece pessoas que podem matá-lo, mas também algumas que podem o levar ao verdadeiro conhecimento.

Numa dessas paradas ao longo do deserto, conhece Fátima, que vive num oásis, e por ela descobre o amor. Mas não poderia desviar sua atenção do seu destino, nem do seu sonho. Então parte, descobrindo um pouco mais da vida e dos segredos da alquimia, por um homem que o ensina e o orienta. A jornada é longa e cansativa. Os perigos são diversos. Mas a força de vontade não o abandona e ele segue firme em seu objetivo.

Então finalmente ele chega ao local, mas descobre que não tem nada lá. Que não passou de um sono. Após quase matá-lo, mas vendo agora que ele não tem dinheiro algum, um homem tenta explicar para ele sobre a inutilidade dos sonhos. Então conta que também sonha com um lugar distante, onde existe um tesouro escondido que o deixaria muito rico. Nesse ponto Santiago dá-se conta que o sonho do homem acontece no seu lugar de origem. Que seu tesouro estava mais perto dele do que havia imaginado. Então uma nova jornada pode começar, em busca do tesouro e em busca do amor. Muita coisa ainda vai acontecer e vale a pena ler.

Li o livro quando era adolescente (então não faz muito tempo rs), lendo-o mais algumas vezes depois de uns anos. Talvez alguém pudesse me perguntar se não o entendi da primeira vez, algo completamente plausível, mas o fato é que cada vez que o leio, descubro algo novo. Aceitei ler de novo porque achei a nova edição muito bacana. Muito caprichada e com ótimas ilustrações. Diria que a capa e contra capa representam bem o universo da obra. Bacana a frase que é exposta na contra capa: “Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize”.

A resenha do livro foi feita pelo meu amigo Márcio, que não é totalmente fã do autor, mas que esse livro pra ele é uma obra prima que deve ser lida por todos. Espero que tenham gostado da resenha, se sim, deixa ai nos comentários o que achou. A edição está super bem caprichada, e como sempre a editora sextante arrasando ❤


Junior Cunha

Anúncios

8 comentários em “Resenha – O alquimista

  1. Li este livro em 1991 (ou por ai rsrs), saindo da minha adolescência, depois li novamente anos depois, já adulta e menos idealista e sonhadora e minha visão do livro foi completamente diferente, muito interessante.
    Sobre Paulo Coelho, acho um absurdo as críticas negativas sobre ele, parece que tudo o que é brasileiro e faz sucesso é desprezado em nosso país, ele é um fenômeno mundial e respeitado lá fora, só aqui que é menosprezado. Adoro ele.
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Junior/Oi Márcio,
    Li esse livro na adolescência e lembro de ter gostado muito, li também a bruxa de porto bello depois e mais alguns do autor. Gosto da escrita do Paulo Coelho e achei a nova edição lindíssima. E os quotes então, um mais emocionante que o outro. Concordo que a cada leitura do autor vemos algo diferente, pois creio que isso se deva ao momento da vida que estamos.

    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi Neli, é interessante mesmo que com o passar do tempo nossa visão sobre certos livros vai mudando, é sinal de que estamos ficando mais experiente (eu acho rsrs). Infelizmente é assim mesmo aqui no Brasil, o povo só sabe dar valor a baile de favela kkk (não desmerecendo a “cultura” do funk). Eu nunca li nada do autor, mas pretendo. Beijos e obrigado pelo comentário ❤

    Curtir

  4. Oi Eli, acredita que eu nunca li nada do autor (Espaço para você me julgar:_______ kkkkk) nunca tive vontade, mas meu amigo ta me enchendo tanto pra ler, que eu vou dar uma chance ao autor. Essa edição está maravilhosa, e os quotes então… nem se fala. Beijos e obrigado pelo comentário ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s