Sem categoria

Resenha – João & Maria

Fala galera, tudo bom com vocês?

Hoje venho trazer para vocês a resenha do livro João e Maria, lançado pela editora Intrínseca no mês de Setembro. O livro é uma historia clássica que todos já leram, ou pelo menos ouviram falar. Neste livro temos a criação do conto João e Maria, retratado pela mente brilhante de Neil Gaiman, e com ilustrações fantásticas de Lorenzo Mattotti.

capa_joaoemaria_GLivro: João e Maria
Autor: Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti
Páginas: 55
Gênero: Conto
Editora: Intrínseca
Nota: 🍦🍦🍦🍦🍦

João e Maria são filhos de um lenhador, que passava o dia na floresta cortando árvores, transformando-as em lenha para vender e tentar ganhar algum dinheiro para comprar alimentos para a família. Sua mulher, passava o dia em casa, cuidando dos serviços domésticos, e das crianças. Tentava de toda forma possível ajudar ao máximo o marido. O dinheiro que o lenhador conseguia, mal dava para alimentar a família, e todos os dias eles iam dormir com fome, e acordavam com mais fome ainda. 

A guerra veio, e com ela os tempos difíceis, e o pouco de plantação e caça que existia na região, findou transformando-se em cenário de guerra e destruição. Passada a guerra, o que lhes restou foi a miséria acarretada pela fome.

12210962_1034696116574586_1892474522_o

Vendo a situação piorar a cada dia mais, a mãe das crianças vê por unica solução, abandonar os filhos na floresta. Já que, tinham quatro bocas para alimentar, e na miséria que viviam, era mais fácil alimentar dois do que quatro. Então na manhã seguinte, o pai resolve abandonar as crianças na floresta. Sozinhos e sem saber como voltarem, acabam descobrindo uma casinha feita de doces. Ao mesmo tempo que as crianças pensam ter encontrado uma alma boa e generosa idealizada na imagem da velha senhora que lhes acolheu, não imaginam o perigo que ainda está por vir.12207579_1034694443241420_1873318703_o


A historia de João e Maria foi publicada pela primeira vez em 1812, na primeira coleção de contos de fadas alemães dos Grimm, Histórias das crianças e do lar. Historiadores acreditam que a origem desse conto pode estar no período medieval, quando a grande fome de 1315 levou pessoas comuns a abandonarem os filhos e a se alimentarem de carne humana.

12197563_1034693173241547_879216348_oVárias são as versões desse conto. Nesta edição temos a mente brilhante do escritor Neil Gaiman, famoso pelas suas obras Sandman e Coraline. Temos também todo o encanto que o Neil Gaiman proporciona ao seus leitores em suas obras, juntamente com o ilustrador Lorrenzo Mattotti , que dá continuidade ao trabalho de ilustração do conto, visto que em 1819 os irmãos Grimm publicaram uma pequena edição de Historias das crianças e do lar, contendo ilustrações de Ludwing, que também era um Grimm.

O livro é super bem detalhado, eu super curti o trabalho que o Lorenzo Mattotti desenvolveu para esse conto que é um clássico da nossa história. E como sempre a Intrínseca também fez um ótimo trabalho de diagramação, sem falar nesta capa maravilhosa que foi amor a primeira vista. O que falar do Neil Gaiman… simplesmente fantástico nessa releitura de João e Maria. O livro faz com que você sinta a emoção de ser criança novamente, e te faz lembrar de tempos bons…


12194491_1034692979908233_1370823407_o


Então é isso pessoal, espero que tenham gostado da resenha, e espero ainda que vocês adquiram essa preciosidade em capa dura, com essas lindezas de ilustrações. Eu super recomendo a leitura, por ser pequena, você lê em questões de minutos. Sem falar que te encanta grandemente relembrar suas historias do seu tempo de criança. Beijos e Abraços.

Junior Cunha.

Anúncios

10 comentários em “Resenha – João & Maria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s