Sem categoria

Resenha – Sejamos Todos Feministas

Fala galera, tudo bom com vocês?

Hoje eu trago para vocês a resenha do livro Sejamos todos feministas, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. O livro é uma adaptação do discurso da autora em uma conferência com foco na Africa. Foi lançado no Brasil pela Companhia das Letras e sua edição é bem pequena, contendo apenas 63 páginas.

13925_ggLivro: Sejamos todos feministas
Autor: Chimamanda Ngozi Adichie
Páginas: 63
Gênero: *********
Editora: Companhia das letras
Nota: 🍦🍦🍦🍦🍦
Sinopse: Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente da primeira vez em que a chamaram de feminista. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. “Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: ‘Você apoia o terrorismo!’”. Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e – em resposta àqueles que lhe diziam que feministas são infelizes porque nunca se casaram, que são “anti-africanas”, que odeiam homens e maquiagem – começou a se intitular uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens”. Neste ensaio agudo, sagaz e revelador, Adichie parte de sua experiência pessoal de mulher e nigeriana para pensar o que ainda precisa ser feito de modo que as meninas não anulem mais sua personalidade para ser como esperam que sejam, e os meninos se sintam livres para crescer sem ter que se enquadrar nos estereótipos de masculinidade. Sejamos todos feministasé uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1 milhão de visualizações e foi musicado pela Beyoncé.


12080925_1017851348259063_711593477_n

O livro sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso da Chimamanda, feito em 2012 na TEDxEUSTON, conferência anual com foco na África. A autora começa seu discurso contando como é que ela decidiu se tornar feminista. Tudo começou em uma conversa com seu melhor amigo Okoloma, em que eles discutiam sobre livros lidos, e de repente ele disse: “Sabe de uma coisa? você é feminista.” – e ela percebeu que a forma como ele disse isso, não soou como um elogio, pelo modo como ele falou foi como se ele tivesse dito: “Você apoia o terrorismo”. Não sabendo o que era o termo Feminista, Chimamanda continuou sua argumentação, para que seu amigo não percebe-se que ela não sabia o significado. Naquele mesmo dia, assim que ela chegou em casa, correu para procurar o significado de Feminista no dicionário.

Em 2003 a autora escreveu um livro chamado Hibisco roxo, sobre um homem que entre outras coisas, batia na mulher. Houve muitas criticas em relação ao livro, por que muitos achavam o livro Feminista, e que um conselho que deram a autora foi que ela nunca se denominasse Feminista, já que Feministas são mulheres infelizes que não conseguem arranjar marido. Outros falaram que o Feminismo não fazia parte da cultura africana, e que ela estava sendo corrompida pela cultura ocidental. Depois uma amiga disse que ela devia odiar os homens, para poder ser feminista. Tendo ouvido todos esses “conselhos”, Chimamanda decidiu se denominar “Feminista feliz africana que não odeia os homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens.”

Mas calma ai, o que significa ser Feminista? Feminista é a pessoa que acredita na igualdade social, politica e econômica entre os sexos.

Infelizmente ainda nos dias atuais, vivemos em uma cultura machista que denomina o homem como ser superior a mulher. Esse pensamento de superioridade vem perdendo força ao passar dos anos. Antes o homem era denominado de o mais forte, o mais capaz, por conta de toda uma trajetória de que o mais forte era o mais capaz. Mas, felizmente os tempos mudaram e esse pensamento vem mudando também. Hoje em um setor de trabalho por exemplo, aquele que é mais inteligente, criativo, culto e inovador é que lidera os demais. Claro que isso é um passo bastante esperançoso para termos um mundo mais justo e igualitário, mas ainda com tudo isso, a ideia de gênero deixa muito a desejar.

A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens mais felizes e mulheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos. E é assim que devemos começar: precisamos criar nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de uma maneira diferente.

O livro levanta inúmeros questionamentos, desde a criação diferenciada entre meninos e meninas, a questões de o por que almejarmos o casamento de forma diferente entre os sexos? Por que a mulher tem que crescer com a ideia de que o casamento é algo predestinado a seu sexo, sendo que isso não é ensinado aos homens. Se uma mulher não arranja um parceiro e um casamento, ela é vista como um fracassada, ou como dizemos no Brasil – “Vai ficar pra titia” – já o homem, se permanece solteiro é por que não teve tempo de fazer suas escolhas.

Existe outras inúmeras coisas que a autora questiona nesse pequeno livro que tem muito a ensinar sobre questão de gênero, e que precisa ser lido por todos, sim, eu digo todos, para que possamos sim construir um pensamento diferente a cada dia e deixar essa ideia excrota de que em pleno século XXI a mulher tem que ser submissa a vontade do homem, que tem que aceitar ser taxada de sexo frágil, e aceitar desigualdades sejam elas sociais, politicas e econômicas.

Chimamanda coloca que:

Ao meu ver, feminista é o homem ou mulher que diz: “Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar”. Todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar.


Discurso da Autora na conferência TEDxEUSTON em 2012. Discurso legendado.

  • Sejamos Todos Feminista, foi traduzido para mais de 30 línguas.

Beyoncé usou parte do discurso da autora para criação da música ***Flawless.

Trecho do discurso presente na música –

We teach girls to shrink themselves
To make themselves smaller
We say to girls, you can have ambition
But not too much
You should aim to be successful but not too successful
Otherwise you will threaten the man
Because I am female
I am expected to aspire to marriage
I’m expected to make my life choices
Always keeping in mind
That marriage is the most important
Marriage can be a source of joy and love and mutual support
But why do we teach girls to aspire to marriage
And we don’t teach boys the same
We raise girls to see each other as competitors
Not for jobs or accomplishments
Which I think can be a good thing
But for the attention of men
We teach girls that they cannot be sexual beings
In the way that boys are
Feminist, a person who believes in the social
Political and economic equality of the sexes

Tradução: Nós ensinamos as meninas a se retraírem
Para diminuí-las
Nós dizemos para as garotas, você pode ter ambição
Mas não muita
Você deve ser bem sucedida, mas não muito
Caso contrário, ameaçará o homem
Porque eu sou uma fêmea
Esperam que eu deseje me casar
Esperam que eu faça as minhas próprias escolhas na vida
Sempre tendo em mente que
O casamento é o mais importante
O casamento pode ser uma fonte de alegria e amor e apoio mútuo
Mas por que ensinamos às garotas a aspirar ao casamento
E não ensinamos a mesma coisa aos meninos?
Educamos as garotas a se verem como concorrentes
Não por emprego ou por realizações
O que eu penso que pode ser uma coisa boa
Mas sim pela atenção dos homens
Nós ensinamos as garotas que não podem ser seres sexuais
Da mesma forma que os garotos são
Feminista, a pessoa que acredita na igualdade social
Política e econômica entre os sexos.


Então é isso galera, espero que vocês tenham gostado do post de hoje, e que realmente vocês venham a ler esse livro que é simplesmente maravilhoso. Deixem suas opiniões e críticas nos comentários, lembrando que todo comentário é válido e serve para melhorarmos mais e mais a cada dia. Obrigado.

Junior Cunha.

Anúncios

4 comentários em “Resenha – Sejamos Todos Feministas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s