Sem categoria

O Capítulo do Julian

Olá pessoal,

Bom gente, como vocês viram por aqui, esta semana teve o dia da amizade – 20 de Julho – e pra comemorar e lembrar dessa data, nós a convite da Editora Intrínseca, que é nossa parceira, lemos um E-book chamado Plutão, que conta a historia de Christopher, que é amigo do Auggie (August Pullman, protagonista do livro Extraordinário) desde que eles eram pequenos. Depois que a Miriana leu o e-book ela fez uma resenha e postou aqui no Blog (Não deixem de conferir).

O-Capítulo-do-Julian-740x300

Ainda no clima dessa semana da amizade, hoje eu vou falar de um outro e-book da “série” Extraordinário. Mas esse e-book é diferente, pois não trata da amizade em si, como Plutão trata, ele é mais uma forma da autora nos mostrar que as pessoas podem aprender com seus erros, esse é o capitulo do Julian.

O capítulo do Julian - R.J. Palacio Editora - Intrínseca Páginas - 96O capítulo do Julian
Autor(a) – R.J. Palacio
Editora – Intrínseca
Páginas – 96
Nota – 🍦🍦🍦🍦🍦

Quem leu o livro Extraordinário sabe das dificuldades de adaptação que o menino Auggie sofre ao ir pela primeira vez a uma escola de verdade, já que ele estudava em casa com a mãe. E se pra uma criança já é difícil, imagine para ele que nasceu com algumas deformações no rosto, e que depois de vários procedimentos cirúrgicos, ele ainda ficou com uma aparência diferente das outras crianças.

Desde o inicio Auggie fica meio com receio do que o espera encontrar na escola, e não é muio diferente do que ele estava esperando. As pessoas olham pra ele de uma maneira diferente, e Julian é uma peça chave para dificultar a estadia de Auggie na escola. Como todos sabemos nas escolas é frequente termos casos de Bullying, e no caso de Auggie não seria diferente, já que ele meio que já está acostumado com olhares e comentários das pessoas.

tumblr_mw1wdcxL9p1st1bupo1_500

Só que isso se agrava ainda mais quando Julian passa a chamar Auggie de Monstro e outros apelidos, e até chega a inventar que, quem tocasse no Auggie e não lavasse as mãos, pegaria a “doença” dele, e como eles estão no ensino fundamental, e são crianças, a maioria dos alunos da escola passam a acreditar nessa mentira contada por Julian. Nesse caso eu fiquei me perguntando o por que de tanto ódio do Julian contra o Auggie, e a autora nos mostra no decorrer do e-book que não é totalmente culpa do Julian ele agir assim, essa problemática toda vem da forma como a mãe dele o educa. Percebe-se que ela é uma mãe que tenta proteger seu filho ao máximo, ao ponto de encobrir seus erros e o fazer passar por vitima da situação em certas besteiras que o garoto faz.

Mas ao mesmo tempo que eu senti certa raiva dos personagens, eu meio que me surpreendi com a autora, que faz com que o Julian passe a ver e entender as coisas de uma maneira diferente, não sendo mais tão influenciado pela mãe, mas sabendo que certas coisas na vida vem para nos fazer enxergar o quão errado estamos e que precisamos relembrar do que fizemos para poder aprender com aquele erro.

maxresdefault

A partir de uma viagem para Paris, para passar uns dias com sua avó, Julian começa a pensar melhor em tudo que fez, todas as brincadeiras de mal gosto contra Auggie, e quando a avó conta uma historia dela de infância, e que é um dos motivos por Julian se chamar Julian, é que ele passa a ter outra visão sobre suas atitudes. *Confesso que nessa parte eu chorei 😥

O final é o mais surpreendente pra min, é lindo, é encantador como Julian passa a entender tudo que aconteceu, e o que ele pode mudar para que tudo seja melhor a partir daquele momento. Confesso que amo a escrita da R. J. Palacio, e amo toda esse mundo que ela criou em Extraordinário, e torço para que mais contos sejam lançados. E faço um convite a todos aqueles que ainda não leram Extraordinário, que leiam e se encantem com a historia de Auggie, e de seus amigos, que é uma fonte de inspiração para que sejamos melhores a cada dia.

1517530_978748858835979_7554990429918666388_n

Vou repetir essa mensagem para que fixe bem na mente de quem ler essa resenha, e que possamos ser pessoas melhores a cada dia, aprendendo com nossos erros.

Obrigado a todos que nos acompanham aqui no Blog, se gostarem da Resenha, compartilhem com os amigos, chamem eles para curtir e conhecer melhor nosso universo Literário.

Beijos e Abraços…

🍦Junior Cunha🍦

Anúncios

Um comentário em “O Capítulo do Julian

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s