Sem categoria

Vaclav & Lena – Resenha?

Olá pessoas queridas,

Hoje irei falar um pouco sobre o livro Vaclav & Lena, será uma resenha? Hum, não sei, fica a dúvida no ar, talvez seja apenas uma recomendação, comentários aleatórios ou talvez seja uma mistura de tudo isso.

Título original: Vaclav & Lena
Autor: Haley Tanner
Ano: 2012
Páginas: 272
Editora: Intrínseca

Vaclav&Lena é um romance da autora Haley Tanner, o qual conta a história de duas pessoas unidas pelas circunstâncias da vida. De um lado temos o menino Vaclav, nascido na Rússia, veio juntamente com sua família para os EUA em busca de uma vida melhor. Do outro lado temos Lena, também nascida na Rússia, mora com sua tia nos EUA desde muito pequena, pois não conheceu seus pais.

A história se inicia quando os dois, na idade de 7 a 8 anos, frequentam juntos uma escola para imigrantes, onde aprendem mais sobre a cultura americana e a falar inglês. Vaclav e Lena são amigos desde um tempo antes disso, quando tinham entre 4 e 5 anos, eles têm uma rotina de ir para escola juntos e após chegarem da escola irem para a casa do Vaclav, onde treinam truques de mágica, pois o sonho do Vaclav é ser um grande mágico como foi o famoso Houdini e Lena seria sua linda assistente, é exatamente assim que o livro descreve. Eles têm uma linda relação de amizade e companheirismo, chegam até a fazer planos juntos para o futuro, quando serão adultos.

A menina Lena embora ainda pequena enfrenta alguns problemas, a tia não lhe oferece um lar que tenha conforto e carinho, tem dificuldades na escola, ela tem uma vida diferente de Vaclav que tem pais que o amam e lhe dão conforto. Em determinado ponto da história, algo acontece à Lena e ela acaba sendo separada do seu amigo Vaclav, este por sua vez passa todo o tempo que fica separado de Lena em busca de respostas que expliquem o porquê Lena foi levada e para onde ela foi, passam anos desde esse acontecimento e Vaclav nunca esquece de Lena, mas toma uma decisão num momento específico da história, esquecer definitivamente Lena, mas algo acontece e muda tudo.

A narrativa é alternada entre os dois personagens principais e outros secundários, como os pais do Vaclav, nos trazendo mesmo que em terceira pessoa, os sentimentos e as reações dos personagens.

No decorrer do livro temos diversos fatos da vida desses dois, que vão crescendo no decorrer da história, sendo que os últimos fatos narrados acontecem quando os dois têm entre 17 e 18 anos, trazendo para o leitor o desenrolar desses anos e também um lindo desfecho.

“Contudo, é claro que o tempo passa; é uma das verdades do universo: por maior que seja a dor, a alegria, o nervosismo, a ansiedade, o amor, o medo, a coceira, o coçar, a febre, a queda, o tempo passa.” (página 203)

Eu não entrarei em mais detalhes, porque acredito ser spoiller, o que estragaria a emoção de ler o livro. Recomendo muito esse livro, pra quem gosta de livros que tragam experiências de vida e histórias de amizades, a escrita da autora é muito boa e fluída, prende o leitor em todos os momentos, me arrisco a dizer que esse livro não teve o sucesso que merecia, pois é um livro sensível e delicado e tão legal de ser lido, mais pessoas precisam conhecer essa história, se ainda não te convenci a ler esse livro, olhe para a capa, a editora Intrínseca fez um lindo trabalho, eu amo a capa desse livro e arrisco dizer que é uma das mais bonitas da minha estante, é até mais bonita que a capa original americana.

Capa da edição brasileira.
IMG_0488
Capa da edição Americana

 

Eu sinto que não consegui passar o quanto gostei desse livro e como acho que ele não tem a atenção que merece, na minha opinião é um livro que todo mundo deveria ler, além de ter uma escrita muito boa, uma narrativa envolvente, tem uma história incrível e que merece ser conhecida.

Então, se você procura um livro sensível e que tenha personagens bem escritos e histórias aprofundadas, Vaclav&Lena da autora Haley Tanner é uma ótima escolha.

Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado e se interessado por esse livro. Deixem aqui nos comentários se você gostou do livro ou do post e se você já leu, comenta aqui e vamos conversar um pouco.

Beijos e abraços!

Miriana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s